Para inscrição gratuita nas sessões presenciais aceda ao seguinte link:
https://forms.gle/5wCjoRaH3q67qwdY9
A Rotas da Lusofonia emitirá um certificado apenas a quem estiver presente em, pelo menos, uma das sessões previstas.
CICLO DE SESSÕES PRESENCIAIS
Ciclo Presencial #1 | Fábrica das Palavras | Vila Franca de Xira | 21 Janeiro
09:15 - 09:30 - Prelúdio
«A Poética das Imagens Pesadas»: desenho-performance de uma peça ainda sem título, por Ana Mouralinho. Vídeo registado por Joana Ramos e André Agostinho revelando o processo de produção e contextualizando a peça.
09:30 - 10:00 - Abertura
Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Orlando Ferreira, Presidente da Associação Rotas da Lusofonia
10:00 - 11:00 - Tendências I - Oradores
Eduardo Nunes, CEO Kendir Studios
Jogos de Aventuras 3D para aprendizagem de Matemática e Ciências Naturais, no 6º ano
Teresa Pombo, Professora, membro da equipa do Plano Nacional de Leitura 2027, Certified Educator Google for Education, Book Creator Certified Author
Leitura e Literacia digital: novos desafios, outras práticas.
Joaquim Barradas, Diretor - Educação Digital e E-Learning, LeYa
Soluções integradas de tecnologia e conteúdos digitais em contexto escolar
11:00 - 11:15 - Intervalo
11:15 - 12:00 - Painel I
Speakers participantes em Tendências I - Moderação: Fátima Lourenço.
12:00 - 12:20 - Referencial I, Clemente Rocha, Chefe da Divisão de Inovação e Infraestrutura Digital da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Realidade Virtual, Museu Municipal de Vila Franca de Xira
12:20 - 12:45 - Referencial II, Mafalda Ferreira, Psicóloga Educacional e Vasco Costa, Psicólogo Clínico, Colégio José Álvaro Vidal
Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional na Comunicação Digital
12:45 - 13:00 - Conclusão
Ciclo Presencial #2 | Auditório CEBI | Alverca do Ribatejo | 28 Janeiro
09:30 - 10:00 - Abertura
Cláudio Lotra, Presidente da Junta de Freguesia de Alverca e Sobralinho
Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI
Orlando Ferreira, Presidente da Associação Rotas da Lusofonia
10:00 - 11:00 - Tendências II - Oradores
Conceição Costa, Professora Associada - CICANT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Para uma Educação Inclusiva - Reflexões sobre o Projeto GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos
Manuela Pargana Silva, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares
A biblioteca escolar na era digital: o presente desafia!
Margarida Leote Vieira, Fundação Calouste Gulbenkian
Projecto (RE) Ligados - Criação de conteúdos on-line
11:00 - 11:15 - Intervalo
11:15 - 12:00 - Painel II
Speakers participantes em Tendências II - Moderação: Sandra Moreno.
12:00 - 12:25 - Referencial VII, Pedro Oliveira, Diretor Pedagógico do Colégio José Álvaro Vidal e Sónia Vicente, Professora, Colégio José Álvaro Vidal
Educação Digital: uma inevitabilidade
12:30 - 12:45 - Conclusão
O vídeo apresentado é o registo do Desenho - Performance da peça (ainda sem título), exposta na nave central da Capela do Morgado, em Arruda dos Vinhos, no âmbito da exposição "A Poética das Imagens Pesadas”, de Ana Mouralinho. Inserida na 8ª edição do Curt’Arruda esta exposição é o resultado da residência artística na Start-Up Cultural de Arruda dos Vinhos a convite do festival Curt’Arruda, concebida para ser apresentada na Capela do Palácio do Morgado. Sobre a temática da montanha, onde tem vindo a desenvolver o seu trabalho, Ana teve contacto com o desenho e performatividade numa disciplina com o mesmo nome, no mestrado em artes plásticas da FBAUP. Convocar a performatividade tem sido um dos pontos de partida para os seus desenhos, como refere Mark Sperlinger: Parte da dinâmica destes trabalhos é que eles são respostas abstratas de convites para produzir. O vídeo a que podemos assistir foi registado pelo olhar de Joana Ramos e André Agostinho, para acompanhar a exposição, revelando o processo e contextualizando a peça.
Aceda aos webinars a partir dos links abaixo disponibilizados.
25 Janeiro
19:00 (GMT / UTC +0) - Webinar #1 (em Português)
Ketry dos Passos, Professora Colaboradora do Departamento de Biblioteconomia - DBI/UDESC e Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - PPGInfo/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.
Pedro Andretta, Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Rondônia.
A responsabilidade das Bibliotecas na Era da Inteligência Artificial: contextualizando a Competência Algorítmica
Vídeo deste Webinar
Poderá também enviar as suas perguntas para os oradores através dos seus e-mails.
Estes responderão posteriormente de forma assíncrona.
Ketry dos Passos: ketry2003@gmail.com
Pedro Andretta: pedro.andretta@unir.br
26 Janeiro
19:00 (GMT / UTC +0) - Webinar #2 (em Português)
Paulo Silva, Coordenador do Serviço Educativo do Setor de Museus do Município de Vila Franca de Xira
Projeto Turismo Inclusivo, Suportes Informativos para Necessidades Especiais
Vídeo deste Webinar
Pode participar no chat em tempo real através da página do vídeo no YouTube
27 Janeiro
18:00 (GMT / UTC +0) - Webinar #3 (em Francês)
Raphaël Marchou, Directeur du Développement, Histovery
La visite augmentée avec l’HistoPad au profit des musées, des monuments et des expositions
Ana Mouralinho
Formou-se em Design Gráfico na Escola Artística António Arroio, 2010-2013. Licenciada em Desenho pela FBAUL, 2013-2016. Atualmente encontra-se a frequentar o Mestrado em Artes Plásticas, na FBAUP. Exposições Coletivas “Memórias Narradas: Uma Viagem pelo Desenho”, 2022. “Do Peso da Matéria à Leveza do Pó: Concurso Cubos de Las Tentaciones”, 2021. “Ensaios Sobre Ardósia”, 2021. “Modos de Editar -Entre cópia e original”, 2021. “Direito Às Histórias, Novas Perspectivas Em Desenho E Gravura”, 2021. “12×12”, 2015-2020. “Libert’Art”, 2016-2018. “Novos Olhares sobre o Côa”, 2017, “Contra/Tempo”, 2017. “1º Prémio Paula Rego”, 2016. “RésVés”, 2016. “Os outros 180”, 2016. Exposições Individuais “A Poética das Imagens Pesadas”, 2022. “Janelas ao Largo”, 2019. “3 anos, um curso do Universo”, 2016. Residências Artísticas “Residência Artística Curt’Arruda”, 2022. “Ground Lab: 2ª Bienal da Ardósia de Valongo”, 2021. “RésVés Loulé II”, 2016. Motivada pela poética das imagens, procura através da prática do desenho e da gravura captar as primeiras sensações do visível. Baseada na sua experiência pessoal, no encontro com a paisagem e/ou espaços naturais, explora a relação entre a percepção do real e a representação do espaço.
Bruno de Sa Moreira
Cofondateur et CEO, Histovery.
Clemente Rocha
Chefe da Divisão de Inovação e Infraestrutura Digital da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Conceição Costa
É doutorada em Ciências da Comunicação - Estudos dos Media pela NOVAFCSH. É Professora Associada na Universidade Lusófona e Investigadora Principal no CICANT em Lisboa, Portugal. Foi membro da COST Action ISO906 (2010-2014) e tem estado envolvida em várias publicações europeias sobre Literacia dos Media e Aprendizagem Baseada nos Jogos. Os seus principais interesses de investigação são os media e as crianças, particularmente a forma como o consumo e a criação dos media criam oportunidades de aprendizagem, expressões de identidade(s) e melhor cidadania.
Foi a Investigadora Principal do projecto GamiLearning (UTAP-ICDT/IVC-ESCT /0020/2014) financiado pela FCT e a coordenadora da ECFOLI em Portugal (ERASMUS+) e MILT- Media Literacy for Living Together, financiado pelo Programa "Media Literacy for All" da Comissão Europeia. Actualmente é a Investigadora Principal da GBL4deaf - Aprendizagem Baseada em Jogos para Estudantes Surdos (LISBOA-01-0145-FEDER-032022) financiada pela FCT e LISBOA202020, que visa explorar o impacto de um jogo baseado na investigação em matemática primária de aprendizagem de crianças surdas e duras de ouvido (DHH). É membro do projecto de investigação bYou - Study of the experiences and expressions of children and young people about the media [PTDC/COM-OUT/3004/2020], da Universidade UMinho e financiado pela FCT.
Eduardo Nunes
Eduardo Nunes, nasceu em Leiria, é licenciado pela Universidade de Coimbra e mestre em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. É investigador colaborador do Centro de Investigação inED - ESE - IPP, onde coordena, em conjunto com Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz o projeto “Schoolers & Scholars (SNS): Role-Playing Games (RPG) no Processo de Ensino e Aprendizagem dos 1º CEB e 2º CEB”. Como investigador, possui diversas publicações indexadas nos principais tópicos de investigação: Aprendizagem, gamificação, storytelling na educação, ambientes digitais de aprendizagem. Foi também convidado para várias palestras e workshops sobre criação e desenho de jogos e experiências educativas (gamificação e aprendizagem baseada em jogos), e a participar enquanto jurado para avaliação de jogos educativos e ferramentas gamificadas.
Joaquim Barradas
Licenciado em Gestão pelo ISEG. Pós-graduado em E-Business pelo IDEFE-ISEG. Mestrado executivo em Gestão da Inovação pelo INDEG-ISCTE. Atualmente é diretor das áreas de Educação Digital e E-Learning do Grupo LeYa. Desenvolve a sua atividade profissional há 25 anos, nas áreas de gestão de inovação, tecnologia, conteúdos e educação.
Ketry dos Passos
Doutora em Ciência da Informação (2012-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN/UFSC. Graduada em Biblioteconomia - Hab. Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009). Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Biblioteconomia - DBI/UDESC e professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - PPGInfo/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.
Mafalda Tomás
Licenciada em Psicologia da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É psicóloga há 20 anos na Fundação Cebi no Colégio José Álvaro Vidal, no Serviço de Psicologia Educacional. Responsável pela dinamização do Programa de Inteligência Emocional a todos os alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Membro da equipa do Projeto Parentalidade Positiva e Inteligência Emocional - Plataforma Digital.
Manuela Pargana Silva
Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 2014. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com o curso de Especialização em Ciências Documentais, integrou a equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares logo no seu 2.º ano de funcionamento, em 1998. Já nesta equipa, concluiu a parte Curricular do Mestrado em Educação e Leitura. Em 2016, na qualidade de Coordenadora da RBE, fez parte do Grupo de Trabalho que definiu a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e integrou o grupo de trabalho Política Nacional Ciência Aberta. Participa regularmente em fóruns nacionais e internacionais sobre bibliotecas, leitura e literacias.
Margarida Leote Vieira
Nascida em Lisboa, em 1962. Educadora de Infância, desenvolveu e realizou oficinas para crianças, adolescentes e adultos no Centro Cultural de Belém, CENTA - Vila Velha de Rodão e Instituto de Estudos Europeus - Macau. Realizou uma Pós-graduação na área das “Crianças e Jovens em Risco e Intervenção Local” no ISCSP. Counsellor em Terapia Gestalt. Funcionária da Fundação Calouste Gulbenkian, trabalha atualmente no Sector de Educação e Animação Artística do Centro de Arte Moderna. Coordenadora das atividades para públicos com Necessidades Educativas Especiais, sendo autora, coautora e orientadora de visitas e oficinas. Formadora em diferentes áreas relacionadas com a prática.
Paulo Silva
Licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa. Tem desenvolvido, desde 1998, inúmeros projetos educativos no Museu Municipal de Vila Franca de Xira e no Museu do Neo-Realismo. Redigiu vários artigos na área da História Local. Instruiu várias candidaturas a prémios na área da Museologia e Educação, e apoios financeiros, entre outras iniciativas de investigação histórica.
Pedro Andretta
Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2010) e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2021) e pós-doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia.
Pedro Oliveira
Licenciado em História, variante Científica, na especialidade de Pré-História, pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Ciências da Educação/ Ramo de Formação Educacional no Ensino Básico e Secundário. É mestrando em Pré-História e Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-graduou-se em Gestão das Organizações Sociais em junho de 2012, pela AESE. É Professor de História desde 1997 e desempenhou ao longo dos anos, a função de coordenador do Agrupamento de História e Geografia no Colégio José Álvaro Vidal, Coordenador Pedagógico do 1.º ciclo, Diretor Adjunto, Coordenador do Clube de Jovens, Coordenador do Secundário, Coordenador da Escalada e Coordenador das AEC na mesma escola. É também Treinador de Escalada pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) e Delegado da Federação Promotora da Escalada e Montanhismo. É Diretor Pedagógico do Colégio José Álvaro Vidal desde 2019 e desempenhou a função de Conselheiro Municipal de Educação, por Vila Fanca de Xira, entre 2014 e 2019.
Sónia Vicente
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, pela Universidade de Lisboa; Ramo de Formação Educacional, variante de Estudos Ingleses e Alemães, pela mesma Universidade; Professora no Colégio José Álvaro Vidal desde 2007.
Teresa Pombo
É docente de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico, Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas e Formadora de Docentes nas áreas de Educação para os Media e Tecnologias Educativas. Entre 2010 e agosto de 2017, colaborou a tempo parcial com a Direção-Geral da Educação onde desenvolveu diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das tecnologias. Em setembro de 2017, iniciou a colaboração com a Equipa do Plano Nacional de Leitura 2027 onde desenvolveu as áreas das literacias digital e dos media, apresentando os projetos “Roteiros Digitais de Leitura” e “Cenários de Aprendizagem: Leitura, Escrita, Tecnologias”.
Vasco Vicente Costa
Mestrado Integrado em Psicologia, com especialização em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2017-2022): tese sobre o tema “O Impacto psicológico de experiências associadas à COVID-19: Relação entre os sintomas psicopatológicos e a saúde mental positiva”. Psicólogo Júnior na Fundação CEBI- Colégio José Álvaro Vidal no Serviço de Psicologia Educacional (SPE). Está inserido no projeto de parentalidade positiva e inteligência emocional, na dinamização de conteúdos e na gestão da plataforma digital.
A Kendir Studios é um estúdio de jogos educativos cuja visão é o desenvolvimento de I&D que permita a construção dos ambientes digitais de aprendizagem mais avançados e competentes para que a educação de qualidade se torne acessível a qualquer aluno e possa aprender com motivação, foco, diversão, liberdade e imersão. É nossa missão a exploração e investigação para a criação de mundos virtuais de aprendizagem para todos os anos letivos, conteúdos curriculares e geografias, sempre com a busca de inovação em educação mas com a atitude de um estúdio de jogo, com a ambição de uma produção continuamente revolucionária.
Morada: Estrada da Proverba, Lote 38, 2615-324 Alverca do Ribatejo
E-mail: geral@rotasdalusofonia.pt
© 2023 Rotas da Lusofonia - Associação para a Promoção da Língua Portuguesa
Todos os direitos reservados
Design by W3layouts